segunda-feira, 10 de agosto de 2009

DICAS e CURIOSIDADES


PITEIRA DO CARIBE

Nome cientifico: Agave angustifólia

Planta muito utilizada no paisagismo devido seu alto grau de resistência e rusticidade, por se tratar de uma planta suculenta consegue resistir bem à falta de água, seu desenvolvimento natural, gera bolas de folha varigata, onde o verde água das folhas trazem bordas brancas, em alguns casos amareladas. E uma planta, que possui na extremidade de cada folha, um pontiagudo espinho que lhe serve de proteção, esses espinhos são muito perigosos, para as pessoas e animais, principalmente crianças e cachorros. Motivo pelo qual não recomendamos seu plantio à borda de caminhos, calçadas ou em local de movimentação de pessoas.






As plantas precisam de muito sol, e nestes espaços, ao alcançarem seu crescimento Maximo, após acumularem muita energia, coroam seu ciclo vegetativo emitindo a haste floral. Que se eleva mais ou menos de 2 a 3 metros de altura








Em seguida, da grande haste, surgem às flores, que ao serem fecundadas, irão gerar centenas de sementes. A semente, após completar seu crescimento, ocorre à germinação de parte delas ainda presas na haste mãe.










Desta forma, a cada dia que passa essas mudas germinadas, vão ganhando mais e mais massa vegetativa e conseqüentemente vão se tornando mais pesadas, somando ao peso da própria haste floral e das sementes, pode-se perceber a planta mãe se inclinando não suportando tanto peso.









O suicídio da planta mãe... É chegado o momento em que a planta mãe já não consegue suportar tanto peso, então ocorre, as mudas e sementes, acabam por arrancar a planta mãe, esta ao se desprender do solo, lança seus filhotes e sementes por todos os lados neste momento, a grande maioria das mudas desenvolvidas, se desprendem da haste e ao tocar o solo, começam emitir novas raízes, para ali se fixarem, e então cumprir o papel finalizado pela planta mãe.












Olhar paisagista e ambientalista... Podemos notar entre as mudas que estão desenvolvendo, algumas mudas que de alguma forma sofreram mutações. Isso fica bem visível na tonalidade de suas folhas, onde no caso, temos algumas mudas albinas cujas folhas são despigmentadas e outras que apesar de manter a cor varigata tem tendência para o albismo. É caso, que deveremos acompanhar a evolução dos exemplares, e se assim se mantiverem ao longo do tempo, teremos descoberto novas variedades da mesma espécie.









No caso de produção de mudas... Poderemos semear as sementes em canteiros ou vasos e transplantá-las assim que germinarem ou esperarmos até que alcance por volta de 20 cm.





Quanto às mudas, se não iremos plantá-las rapidamente, devemos acomodá-las de uma forma que possam receber algum tipo de umidade, até o momento do plantio. Podemos acomodá-las em caixas, forradas de pano ou papel úmido.







As mudas antes de serem plantadas, precisam sofrer uma limpeza, que por objetivo, reduzir a área foliar de transpiração e facilitar o plantio, pois nesta poda de limpeza são retiradas as folhas externas na base do bulbo radicular.





Antes de promover o plantio é preciso fazer uma triagem de seleção onde, iremos classificá-las por tamanho, conforme foto abaixo:










As mudas mais desenvolvidas serão plantadas em vasos unitários de porte médio ou irão diretamente para o chão para serem arrancadas, quando vendidas.









Quanto às mudas pequenas, poderão ser plantadas em vasos coletivos, de onde serão futuramente transplantadas para vasos individuais ou serão levadas diretamente para o solo.












UM CANTINHO DE LAZER





Um pedaço de praia e mar, bem perto de casa, no fundo do quintal.




A magia de estar em casa, num clima beira mar, onde a piscina é abraçada pelo calçamento de pedra que nos faz lembrar à areia da praia..

Num dia de sol amenizado pelas frondosas folhas dos coqueiros onde o fluxo da energia e conduzido pela suave brisa e pelo cantar dos pássaros.



O jardim criado, busca energizar o ambiente, com seus movimentos de pedriscos e casca de pinus, que expressam tranqüilidade aos observadores, que podem sentir a energia entre as plantas e flores.


Movimentos sinuosos nos canteiros, com materiais diferentes, ressaltam os formatos, lembrando o baguá, símbolo de equilíbrio de forças utilizado no Feng Shui

===========================================

A magia do espelho d’água

Os espelhos d’água podem valorizar os ambientes, além de serem espaços de relaxamento da mente, pois o som das quedas de qualquer fluido, por menor que sejam, parecem ter poderes abstratos sobre qualquer ser vivo.


No espaço acima o paisagista Fernando Legatti, utilizou como bordadura do espelho, as pedras vulcânicas, também conhecidas como tapiocas, o mini lago é circundado por mudas de copo de leite, compondo com a grama e as ixoras, um ambiente capaz de encher nossos olhos, muito das vezes desatentos para as belezas da natureza.

===========================================================


A MAGIA DA VIDA

Em evidencia - Ipê Branco ( pigmentado de rosa pelas mãos divinas)

De repente, sob o céu azul nublado, surgem os quase imperceptíveis botões florais, é anunciado a primavera, onde os primeiros ipês brancos, abrem suas flores, ambas como véstias de anjos. Porém neste momento iremos deparar com tonalidades, suaves de amarelo, rosa e roxo, diluídas de forma suave sobre a predominância branca, fruto das fecundações cruzadas, ocasionadas em algumas estações, que por bruscas alterações climáticas, os diversos ipês, emitem suas floradas ao mesmo tempo, permitindo assim a possibilidade do surgimento de novas variedades, com cores misturadas, só percebida aos olhares mais atentos.




Após a queda das folhas, a arvore revela toda sua energia na emissão de seus botões florais, é o anuncio da grande magia da vida.



Com o breve passar do tempo, os botões se abrem revelando as pétalas, coloridas e em algumas vezes perfumadas, cheias de néctar e polens, atraindo insetos e pássaros.

No oculto bailado da vida, os elos se fecham e se realizam, ocorrem os encontros de gametas e toda missão foi alcançada. Todo espetáculo cumpriu seu propósito de ter solidificado a fecundação.


Não se pode gastar mais energia em se manter o espetáculo, armado ao ornamento, resta então o aborto de tanta beleza, como uma breve brisa voraz, lançam-se ao chão as brumas, que meus olhos nem mesmo teve tempo de apreciar, cabe agora, cobrir os galhos nus com a nova vegetação, novas folhas descansadas e prontas para sintetizar a luz do sol e transformá-la em alimento, energia essa que deverá nutrir os cofres sagrados cheios de sementes, cada uma com sua carga genética secreta, podendo trazer consigo uma cadeia mutante de DNA, que as podem tornar seus descendentes, mais resistentes as alterações climáticas do planeta, as pragas e doenças, ou tão simplesmente mais ou menos coloridas.

==========================================


O COLORIDO DAS SOMBRAS




Grandes ambientes sombreados...

Estilo de jardim - indicadas para espaços tropicais, podem atuar como cercas vivas, porém precisam serem abrigadas contra os ventos diretos, que lhes causam danificações no limbo foliar.
Os entraves paisagísticos, quando deparamos com espaços grandes, sob excesso de sombra, que dificultam o desenvolvimento da grande maioria das espécies, assim uma das opções são as inúmeras espécies de helicônias, que com seus diversos tons e tamanhos, podem assegurar um ambiente tropical, rico de alimento para pássaros que buscam nas minúsculas flores o precioso néctar e também as águas acumuladas na estrutura coloridas de suas brácteas, que no paisagismo, são os pontos ornamentais dessas espécies.
Além de serem espécies resistentes , que se alastram com facilidade, devendo em alguns casos, serem contidas com algum tipo de limitador, são plantas que exigem pouca manutenção.
Existem espécies de diversos portes, com flores eretas e pendentes, de diversos tamanhos curtas e longas. No entanto todas atendem aos apelos dos projetos tropicais, com suas tonalidades fortes e vibrantes.